Sendo uma plataforma com um público variado, o YouTube tem diversos tipos de conteúdos para todas as idades, e entre aqueles que fazem uso da plataforma para divulgação de seus trabalhos, estão as gravadoras e artistas que produzem Clipes musicais, ou MVs. Apesar de não ser a primeira opção de alguns artistas atuais, ele ainda é amplamente usado pela indústria musical e tem grande importância nos charts.
PARA COMEÇAR... O QUE NÃO FAZER?
Não sabemos ao certo o porquê há atrasos ou até remoção de views, pois cada caso difere do outro, mas há fatores que podem contribuir de forma negativa para isso. Algumas das atitudes que prejudicam as views do Jin (e que você NÃO deve fazer) são:
-
Assistir vídeos dele em looping;
-
Pausar constantemente;
-
Não assistir o vídeo inteiro;
-
Usar a mesma conta para fazer stream em aparelhos diferentes;
-
Usar o YouTube Music e YouTube ao mesmo tempo.
Todos esses comportamentos podem levar a plataforma a encarar o usuário como bot, o que prejudica os números de visualização do canal.
O QUE FAZER NO YOUTUBE
Para dar stream no YouTube, você pode optar por uma das seguintes formas:
MANUAL:
-
Neste formato, o usuário procura os vídeos por si mesmo, interagindo constantemente com a plataforma ao selecionar qual é o vídeo que ele irá assistir a seguir;
AUTOMÁTICA:
-
O usuário faz o stream através de playlists ou filas com as mais diversas durações. Apesar de receber esse nome, ela não é realmente automática, visto que ainda é necessário interagir com a plataforma e para aqueles que não possuem o YouTube Premium, também é necessário interagir para pular (ou não) os anúncios.
PLAYLISTS DE MUSIC VIDEO (MV) NO YOUTUBE:
Se você decidir criar playlists, monte uma estrutura com dois ou três vídeos intercalando com o vídeo foco, e de preferência, os vídeos devem ser de outros canais. No caso do Jin, você pode intercalar entre seus vídeos promocionais para as marcas do qual foi/é embaixador, como: Jin Ramén, Gucci, Laneige... Também sugerimos: dance practice oficiais, Bangtan Bomb, bastidores, lyric videos, stages, desde que todos sejam dos canais oficiais, BangtanTV e Hybe.
Para criar filas, você deve adicionar o vídeo na fila enquanto uma playlist ou vídeo está tocando, porém no caso daqueles que usam o YouTube no celular, só é possível formar filas se o usuário tiver a versão premium.
Quando o usuário cria filas, as views são contabilizadas mais rapidamente, enquanto as views das playlists podem levar até dois dias para serem calculadas pela plataforma. Por isso, o ideal é que durante os lançamentos, o stream seja feito por meio de filas, para que os números subam o mais rápido possível. Lembre-se disso no lançamento de HAPPY!
CHARTS NO YOUTUBE:
Assim como outras plataformas, o YouTube também tem o próprio chart!
No "Em alta", talvez o mais famoso dentro da plataforma, em tempo real são contabilizadas a quantidade de compartilhamentos e visualizações que o vídeo está recebendo. Ele possui sub-charts para cada categoria, como o Em alta músicas, e cada país tem o seu próprio chart.
Também tem o MV’s Daily Chart, que contabiliza somente as views dos clipes musicais, excluindo as visualizações feitas através de anúncios.
No chart dos artistas, são contadas todas as views recebidas no período de sete dias, e no final desses dias, a quantidade de views recebidas é liberada. No chart de músicas, são contabilizadas as views no clipe e no áudio oficial disponibilizado pelo canal do artista ou da gravadora, e depois os números de views da música são liberados.
YOUTUBE E OUTROS CHARTS:
As views do YouTube tem um grande peso nos charts globais, como os gráficos da Billboard e IFPI. Referente a Billboard, as views contam para todos os charts de streaming, álbuns e músicas e tem um impacto nos charts globais: Billboard Global Excl. Us e Billboard Global 200.
Por ser um pouco mais fácil de conseguir mais views no Youtube e entrar no chart do mesmo do que em outras plataformas, a entrada nos gráficos é facilitada, pois mesmo que fique fora de outros charts como o Spotify Global, se estiver recebendo um número razoável de views, ela conseguirá garantir uma boa posição nesses charts.
No caso do IFPI, que faz uma conversão de streams e views em vendas, quanto mais views tiver um MV ou áudio oficial, o número convertido das visualizações pode aumentar os números de vendas de determinada música ou artista.
ANÚNCIOS OU ADS:
Algumas gravadoras, artistas ou até mesmo fãs, pagam para que os MV’s passem no formato de anúncio para aumentar o número de views do vídeo em questão, porém como elas são pagas para serem transmitidas, seus números não entram para os charts.